De Atenas para Mykonos

Na quinta-feira acordamos BEM cedo, fizemos “check-out” no Hotel e fomos de metrô para o porto de Piraeus pegar o nosso “ferry-boat/nave espacial” para Mykonos.

Na Europa como um todo as pessoas fumam MUITO e a Grécia não é excessão. Sabendo disso compramos nossos assentos na área de não-fumantes mas, para nossa surpresa, nossos assentos ficavam a 5 metros de um dos cafés do “ferry” onde as pessoas fumavam literalmente um cigarro atraz do outro. Felizmente o barco estava vazio e conseguimos pegar o lugar mais distante possível da área de fumantes: uns 12m de distância, o que não adianta de quase nada num grande ambiente fechado com ar condicionado. Fora isso a viagem foi absolutamente tranquila (e rápida).

20080515_mykonos_0002.jpg

Saindo do porto de Piraeus:

20080515_mykonos_0013.jpg

 

Aproveitando a viagem para catalogar algumas fotos:

20080515_mykonos_0036.jpg

 

Essa foto da igreja Bizantina de 500dc e do cata-vento de energia eólica é o perfeito exemplo da Grécia atual, um país que preserva e venera sua cultura e história mas sabe que tem que correr em direção à modernidade.

20080515_mykonos_0075.jpg

 

Vista da ilha de Syros:

20080515_mykonos_0077.jpg

 

Chegamos em Chora (cidade de Mykonos) às 10:50hs e fomos direto para o hotel. Os “ferrys” vindos de Atenas estão ancorando no porto novo de Mykonos, que é bem longe do centro de Chora. Não dá mais para sair andando do porto para os hotéis e os taxis são caros, mas a maioria dos hotéis tem carros para buscar os hóspedes (convém avisar antes).

Ficamos no “K-Hotels” um hotel que é a fusão de quatro menores e que fica um pouco afastado do centro de Chora, o que é excelente pois faz com que seja mais barato, mais espaçoso, com melhor vista e MUITO mais tranqüilo. Com 10 minutos de caminhada estamos no “agito” da cidade. Pegamos um quarto fantástico, bem fora do padrão “grego-quase-espartano” que impera na Grécia, onde os quartos são “cama+armário+banheiro”.

A vista do nosso quarto é maravilhosa.

vista_panorama1.jpg

20080516_mykonos_0017.jpg

20080516_mykonos_0019.jpg

20080515_mykonos_0106.jpg

 

 

Após um almoçarmos no restaurante do próprio hotel (um pouco caro, porém muito bom) fomos passear em Chora.

20080515_mykonos_0119.jpg

 

As ruas e estradas das ilhas gregas não possuem calçada nem acostamento. Os muros das casas terminam diretamente na rua e as pessoas são obrigadas a andar do lado dos carros que estão passando em velocidade relativamente alta, o que é um pouco assustador no começo e requer cuidado.

20080515_mykonos_0122.jpg

 

No centro de Chora praticamente não existem ruas, somente vielas para pedestres que serpenteiam entre as casas brancas e rústicas de dois andares. A cidade foi construída assim para ser um labirinto que protege dos ventos fortes e incessantes e para confundir e encurralar saqueadores e piratas. As vielas são repletas de lojas, restaurantes, cafés e turistas.

20080515_mykonos_0146.jpg

20080515_mykonos_0195.jpg

20080515_mykonos_0216.jpg

20080515_mykonos_0220.jpg

20080515_mykonos_0229.jpg

20080515_mykonos_0225.jpg

 

A igreja quase em ruínas de Paraportiani é foto obrigatória de quem passa por Mykonos.

20080515_mykonos_0156.jpg

 

Uma parte de Chora é chamada de “pequena Veneza”, pois suas casas se precipitam sobre o mar.

20080515_mykonos_0142.jpg

 

Notem a água! Só para ressaltar, a água é dessa cor na região do PORTO!

20080515_mykonos_0187.jpg

 

Vários navios de cruzeiro ancoram em Mykonos diariamente, derramando milhares de turistas nas ruas de Chora que correm para “conhecer” a ilha nas 6 horas que o navio ficará ancorado.

20080515_mykonos_0232.jpg

 

Seguir para: Segundo dia em Mykonos: Praia!

 

18 comments to De Atenas para Mykonos

  • Líryan

    Eu sou aficionado por gatos! Achei lindo estes dois e o branuinho ou branquinha lá no alto! A Luna, (risos) é bem parecida com o branco!

  • Líryan

    A igreja Bizantina é simplesmente, fabulosa!

  • Daniel

    olá, achei seu blog sobre sua viagem bem interessante, estou pensando em ir para mykonos, vi que vc foi de ferry saindo de atenas, correto? quanto tempo levou mais ou menos? qual o valor aproximado? abcs!

  • SILVANA COSTA

    ola, estamos indo para a grecia e pensando em santorini ou mykonos, como so temos dois dias o que voce nos sugere? qual o preço das passagens e tempo de viagem. um abraço, sil

  • F/X

    A igreja quase em ruínas de Paraportiani eh a foto principal de um dos catalogos da Tamron. Reconheci na hora! Soh que eles usaram uma foto por cima.

    Otimas fotos!

    ALias, eu sou da DSLR, do orkut!

  • OI, gostaria de saber de há muitos horários de ferry-boat para Chora. Quanto tempo levou a viagem? bjs!

  • Geraldo Garcia

    Olá Isabela,
    Muitos não tem não… na verdade nem todo dia tem. Depende muito da época do ano: Primavera te, verão tem mais, outono menos e no inverno praticamente nada.
    Procure pela data nesse site abaixo. Imagino que você esteja indo de Atenas, né? Se for, o nome do porto é “Piraeus”.
    http://greekferries.forth-crs.gr/english/npgres.exe?PM=BB
    No “highspeed4″ da Hellenic Seaways a viagem demora 3,5 horas.
    Abraços.

  • Amigo, bem legal essas dicas!!! Estou de viagem marcada 12/6 em comemoração a 7 anos de casamento. No roteiro Atenas, Mikonos, Santorini, Ibiza e Amsterdã.
    A Grecia realmente deve ser surpreendente, as suas dicas estão batendo com algmas pesquisas que estou fazendo…Valeu!!!
    se tiver alguma novidade me passa por favor!
    Tudo de bom…

  • Livia Silvano

    Olá!! Adorei ver os relatos e as fotos de vcs…
    Estamos querendo dar uma passada na Grécia, o tempo esta curtissimo entao gostaria de saber uma coisa: Como fazer para ir de Athenas para Mykonos? Vcs podem descrever pra mim em detalhes, valores?
    Achei lídissimo e fiquei louca para conhecer!!!
    Agradeço a ajuda e parabéns pelo site.
    Lívia

  • Livia Silvano

    PS: Da para ir e voltar no mesmo dia para Athenas?

  • Liliane Pascoal

    Geraldo !!!
    Vc sabe se existe ferries de Mikonos para Rodes ou realmente é mais rápido voltar para Atenas e pegar avião?

  • Geraldo Garcia

    Não sei se existe. Também depende muito da data pois muitas linhas só funcionam no verão. Consulte o site http://www.ferries.gr/
    Abraços.

  • Gilberto

    Boa Tarde Geraldo , tudo bem ,
    Geraldo , estou fazendo uma viagem p/ a Grécia , o mesmo esquema teu , mas me dá uma dica , qual foi aquele ferry que você pegou de Piraeus para Mykonos ? O navio parece ser melhor do que eu estou vendo . Vi seu comentário que era o speed mas qual compania ? e se eu pego mesmo em Piraeus.
    Forte Abraço e ótimas viagens por esse mundão ,
    Valeu Gilberto Dias

  • Geraldo Garcia

    Oi Gilberto,
    O Ferry foi da Hellenic Seaways. Mas esses ferrys só entram em circulação mais perto do verão (de abril/maio em diante). Pode ter agontecido alguma reestruturação de linhas de Piraeus para Rafina, tem que ficar atento.
    Consulte: http://www.hellenicseaways.gr/index.asp?a_id=216
    Escolha a data, escolha “Cyclades”, clique na partida em Piraeus e na chegada em Mykonos.
    Parece que o “HighSpeed4″ (barco que peguei) já está operando.
    Abraços.

  • Shayra

    Oi boa noite!
    Gostaria de saber quanto, mais ou menos, eu gastaria numa viagem de atenas pra mykonos, contando a ida a volta, estadia, alimentação…só pra eu ter uma idéia… E qual o tempo ideal pra conhecer bem a ilha…

  • CRISTIANO

    BOA TARDE, EU E UM GRUPO DE AMIGOS ESTAMOS INDO PRA GRÉCIA EM 29/11/2010 JÁ SERA INVERNO ( SE NAO ESTOU ENGANADO INICO) SERA QUE OS ferry-boat FUNCIONAM NESSAS DATAS GERALDO???? FICAREMOS APENAS CINCO DIAS, PRETENDO CONHECER MIKONOS E SANTORINE. TEM DICAS LEGAIS DE LÁ?? JA QUE VC FEZ ESSE ROTEIRO?. OBRIGADO… AH AS FOTOS TAO MUITO BOPNITAS

  • Geraldo Garcia

    Obrigado.

    Meio para fim de outono. Infelizmente não sei te informar sobre os ferries nessa data. Acredito, pelo que escutei, que a maioria das linhas já esteja inoperante mas realmente só confirmando com as empresas. Muitas das ilhas vão fechando nessa época, hotéis, restaurantes, lojas… no alto inverno tudo fecha. Confirme bem antes de gastar dinheiro com um programa que pode ser furada. Pode ser melhor ficar pela Grécia continental.

    Boa viagem

  • Allan

    Oi Geraldo, que meio usou para o deslocamento do hotel até o porto de Pireus? Foi rápido?
    Obrigado.

Leave a Reply

 

 

 

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>